Brasília, DF
+55 61 9961-5881

Captação de Áudio para Vídeos e Filmes

Captação de Áudio para Vídeos e Filmes

A captação de áudio nada mais é do que o registro digital do som, para isso é necessário o uso de microfones, cabos e gravadores que fazem essa tarefa. A quantidade de equipamentos e profissionais dependerá do que será o objeto da captação, exemplos, Se você quer gravar um vídeo com voz e violão e deseja ter uma qualidade profissional no produto final, será necessário o uso de dois microfones um para a voz e outro para o violão, mais um gravador e um monitoramento de um técnico.

Ou, se você possui uma banda com diversos instrumentos, como bateria, baixo, guitarra, voz, e precisa captar o som desses instrumentos individualmente para uma futura mixagem e masterização, será necessário o uso de diversos microfones específicos para cada instrumento e deverá ser captado separado, esses microfones serão ligados a uma placa de áudio que grava todas essas trilhas de som em um programa de áudio digital. Se você precisa captar um som de um filme, seja ele documentário ou ficção, para isso será necessário usar microfones de lapelas (aqueles microfones que ficam presos na camiseta), um microfone boom e um técnico de som direto.

A captação de som é um processo importantíssimo para a qualidade do seu produto audiovisual, fazer a opção de não ter o equipamento e o profissional certo para o registro pode trazer problemas incorrigíveis para a sua produção. Conheça a seguir os principais profissionais responsáveis pelo som do seu vídeo ou filme.

Técnico de som Direto

Responsável por captar o som em filmes em geral, geralmente trabalha com gravador, microfone boom e microfone lapela.

Técnico de PA

o técnico de PA (Public Address, “endereçamento ao público”) é o profissional que trabalha operando mesa de som, com foco no destino do som, o público. Já observou nos shows uma tenda, geralmente no centro da platéia, no meio do público, um ou mais técnico(s) com uma mesa de som? Pois é esse profissional é o PA, que faz o som da banda ou palestrante chegar aos nossos ouvidos de uma maneira agradável e inteligível.

Técnico de Monitor

Esse profissional trabalha quase da mesma forma que o Técnico de PA, a diferença está em que ele monitora e distribui o som para os músicos no palco. Quem lembra do Tim Maia, durante os shows dele, falando “retorno,Retorno!”? Pois é, o técnico de monitor é o responsável pelo som que os músicos e palestrantes estão ouvindo em cima do palco ou em seus fones de ouvidos.

Técnico de Gravação

Esse profissional exerce uma função de bastante relevância para o registro sonoro, ele pode atuar desde a gravação de som com um microfone e gravador até a gravação de uma orquestra com 70 instrumentos sendo monitorados por um software de gravação digital como Reaper, Logic Pro, Pro Tools, entre outros. A função destes se concentra em garantir que os níveis e a qualidade do sinal sonoro seja capturada no nível ideal para a mixagem e masterização final.

Conheça nossos 3 principais trabalhos de captação de som e finalização de som: Baile do Café, Roda de Teatro de Bonecos da ACTB, Bwayne – O Filme.

https://www.youtube.com/watch?v=iyYdzZW0l1o
https://www.youtube.com/watch?v=yRgMfMztNaE&t=2s

 

No Comments

Add your comment

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

×