Brasília, DF
+55 61 9961-5881

Profissão Cineasta

Profissão Cineasta

Mas afinal, o que é um cineasta? O que fazemos? O que é cinema?

Se você gosta de cinema ou se deparou com algum desses termos e não tem ideia do que fazemos ou tá curioso pra saber, preparamos esse post especialmente pra você!

A Cinese é uma micro empresa fundada por Alice Lira e Leonardo Monteiro, cineastas e realizadores audiovisuais.

Isso quer dizer que nos formamos em Comunicação Social: Cinema e Mídias Digitais: um curso que capacita para a atuação em diversas áreas do cinema e ao mesmo tempo te prepara para o atual mercado em acensão, o digital, no qual trabalhamos.

Conhecemos a história da linguagem e sua aplicação específica para o audiovisual, bem como as técnicas e as estruturas narrativas do cinema, o que nos capacitou para contar histórias através do audiovisual. Somos da turma de 2014-2018, a era da internet, momento em que o principal meio de produção digital está voltado para um espaço virtual e online.

Dessa maneira, nos adaptamos a diferentes mercados, oferecendo produtos audiovisuais com a linguagem cinematográfica digital e não limitando nossa forma de expressão aos recursos disponíveis, mas criando possibilidades narrativas a partir dos desafios dos eventos e produções autorais de diversos portes.

Natureza e duração do produto

O cineasta trabalha em áreas de produção de diferentes natureza e duração. Podendo ser de duração de curta, média e longa-metragem; e da natureza de conteúdo: animação, reality, documentário, ficção, variedades (apresentadores), programa de TV com caráter educativo e cultural, conteúdos religioso, políticos, publicitário, jornalístico, programas de auditório, eventos e manifestações esportivos, concursos.

ASPECTOS

Podemos dividir as frentes de trabalho em PLANEJAMENTO OU GERENCIAMENTO, OPERACIONAL e CRIATIVO.

Nós da Cinese, buscamos nos posicionar de forma horizontal diante desses pilares, acreditamos em delegações de tarefas em prol de um trabalho criativo e coletivo, único. Vemos resultados e parcerias incríveis surgindo a partir desse diálogo e organização, nos conduzindo para melhor coordenação da equipe de trabalho diante das necessidades de cada tipo de conteúdo e formato.

Exemplo de organograma de uma equipe completa para uma produção audiovisual:

Cada uma dessas áreas exige os aspectos do planejamento, da operação e da criatividade. O cinema é a arte da comunicação, por isso é necessário foco, conhecimento técnico, pensamento organizado e ações em prol de um conteúdo autêntico.

MERCADO HÍBRIDO

O mercado audiovisual possui produtos para exibição em CINEMA, WEB E TV. Cada tipo de tela influencia nas escolhas e no orçamento do realizador. Podemos trabalhar com diversos objetivos, o importante é ter clareza sobre que tipo de linguagem desejamos realizar e para qual(is) tela(s).

Sonhar com os pés no chão.

Atualmente a realidade do audiovisual brasileiro é ampla e acessível, não podemos desconsiderar o fato de que temos acesso à uma câmera a qualquer momento. Isso muda o mercado e muda a forma como atuamos, mas não mudam os aspectos da linguagem.

Quanto mais experiência profissional se tem, mais influência criativa se constrói, é uma jornada.

Você não nasce cineasta, você se torna.

Em tempos de pandemia precisamos ressignificar muitos conceitos de mercado e de linguagem. É possível por exemplo, fazer cinema para a web. A realidade muda e com ela as suas formas de manifestação artística.

A linguagem do cinema é audiovisual. A realização audiovisual pode ser cinematográfica e televisiva e online ao mesmo tempo, por isso consideramos o atual mercado de trabalho como um mercado híbrido*.

* Aprofunde nesse tema lendo o artigo abaixo com “observações sobre o cinema e o vídeo em interface com as culturas contemporâneas”:

Capacitações

Para adentrar ao mercado, muitas vezes não é necessário um título. O reconhecimento está em COMO se executa aquela função.

O saber útil é o a saber como.

Conhecimento acadêmico é muito importante para facilitar alguns momentos da jornada, orientando para melhor absorção de um conceito na hora da prática. Podemos encontrar essas bases em CURSOS SUPERIORES, TÉCNICOS E LIVRES.

A CINESE oferece oficinas (cursos livres) de audiovisual, clique aqui para conhecer!

Conheça alguns caminhos que você pode se especializar e/ou seguir:

  • Animação
  • Captação de som
  • Direção
  • Direção de Arte
  • Edição de som
  • Montagem
  • Roteiro
  • Fotografia

 

No Comments

Add your comment

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

×