
Caderno de Campo #10 — Quando um filme fica pronto?
|
Getting your Trinity Audio player ready... |
Sobre terminar uma obra, colocá-la na tela e perceber que o trabalho ainda continua. Quando um filme fica pronto? É sobre isso que vamos conversar no Caderno de Campo #10
No dia 30 de setembro, entrei no Cine Brasília para acompanhar o teste técnico do DCP de A Maldição do Mamulengo, primeiro longa-metragem produzido pela Cinese Audiovisual.
Não era estreia.
Não era lançamento.
Não havia tapete vermelho, sessão oficial ou aquela atmosfera que normalmente associamos ao momento em que um filme chega ao cinema.
Era um teste técnico.
Precisávamos verificar se o arquivo estava funcionando corretamente, observar imagem, som, projeção e entender como o filme se comportava naquela sala.
Mas, quando as luzes se apagaram e a primeira imagem apareceu naquela tela, foi impossível tratar aquilo apenas como um procedimento técnico.
Depois de tantos meses acompanhando esse projeto, eu estava vendo nosso primeiro longa dentro de um cinema.
E comecei a pensar:
em que momento um filme realmente fica pronto?
Existe uma distância enorme entre ter uma ideia e colocá-la em uma tela
Quem assiste a um filme pronto dificilmente consegue imaginar tudo o que aconteceu antes daquela primeira imagem.
Antes da sala de cinema existiu um projeto.
Antes do projeto, uma ideia.
Depois vieram pesquisa, escrita, orçamento, financiamento, planejamento, contratos, equipe, deslocamentos, filmagens, organização de material, montagem, som, acessibilidade, correções, versões, arquivos e entregas.
Durante muito tempo, um filme existe dessa maneira: espalhado.
Está nos documentos.
Nos HDs.
Nas conversas.
Nas planilhas.
Nos cronogramas.
Na cabeça das pessoas.
Nas imagens ainda sem montagem.
Nas decisões que precisam ser tomadas todos os dias.
Até que, em algum momento, tudo aquilo começa a se transformar em uma obra.
Talvez seja isso que mais me impressione no cinema.
Durante meses e anos trabalhamos para construir algo que ainda não existe.
Finalizar um filme não é simplesmente apertar “exportar”
Existe uma sensação curiosa quando chegamos à finalização.
Parece que estamos perto do fim.
A montagem está definida.
O som está sendo fechado.
A imagem está sendo finalizada.
As versões começam a ganhar seus arquivos definitivos.
Mas justamente nessa etapa aumenta também a responsabilidade.
Um pequeno problema técnico pode comprometer uma exibição.
Uma legenda precisa estar no lugar certo.
O áudio precisa chegar corretamente à sala.
Os recursos de acessibilidade precisam funcionar.
Os arquivos precisam seguir determinados padrões.
As entregas precisam ser conferidas.
Por isso o teste de DCP existe.
Antes de apresentar um filme ao público, precisamos ter certeza de que aquela obra consegue chegar até ele da maneira como foi pensada.
A técnica, nesse momento, também é uma forma de cuidado.
Produzir é cuidar da obra até o último detalhe
Ao longo dos últimos anos tenho pensado muito sobre o que significa ser produtora.
Já escrevi aqui sobre orçamento, equipes, planejamento, financiamento e sobre toda a estrutura que existe por trás de uma produção audiovisual.
Mas esse longa me fez perceber outra dimensão desse trabalho.
Produzir também é acompanhar uma obra até que ela consiga caminhar sozinha.
É estar presente quando ainda existe apenas uma ideia.
É ajudar a construir condições para que ela seja realizada.
É atravessar os problemas que surgem no caminho.
E também é estar ali no momento da entrega, verificando se aquilo que tantas pessoas construíram juntas está chegando ao destino da maneira correta.
Talvez por isso eu enxergue cada vez mais o cinema como um processo de responsabilidade.
Responsabilidade com os recursos.
Com quem trabalha.
Com quem participa da história.
Com quem confiou seu relato.
Com quem vai assistir.
E, principalmente, com a própria obra.
Quando as pessoas se reconhecem na tela
Durante o teste, algumas pessoas que participaram do processo puderam assistir ao filme concluído.
Equipe, colaboradores e pessoas ligadas ao universo que o documentário registra.
Esse talvez tenha sido um dos momentos que mais me atravessaram.
Porque um documentário nunca é construído apenas por quem segura a câmera ou assina a direção e a produção.
Há pessoas que nos entregam memórias.
Histórias.
Casas.
Arquivos.
Saberes.
Tempo.
Confiança.
Em A Maldição do Mamulengo, essa responsabilidade é ainda maior porque estamos trabalhando com histórias, artistas, mestres, mestras e brincantes ligados a uma manifestação da cultura popular.
Em algum momento, tudo aquilo que recolhemos durante a produção volta para essas pessoas na forma de filme.
E então acontece uma mudança importante.
A obra deixa de ser apenas algo que estamos fazendo.
Ela passa a existir diante daqueles que ajudaram a torná-la possível.
Talvez produzir cinema tenha algo de sagrado
Não digo isso no sentido religioso.
Digo pela responsabilidade envolvida.
Existe algo muito delicado em receber uma história de alguém e transformá-la em imagem.
Em decidir onde cortar.
O que permanece.
O que será ouvido.
O que será mostrado.
Que memória ficará registrada.
Que pessoas terão seus nomes associados àquela obra.
Cinema envolve técnica, dinheiro, equipamentos, contratos e logística.
Mas também envolve confiança.
E, quanto mais produzo, mais percebo que essas duas dimensões não estão separadas.
Cuidar tecnicamente de uma obra também é cuidar das pessoas envolvidas nela.
Às vezes esse cuidado aparece em uma grande decisão.
Em outras, aparece simplesmente na maneira como enviamos uma mensagem, comunicamos uma mudança ou convidamos alguém para participar de uma etapa do processo.
Produção também acontece nesses pequenos gestos.
O filme ficou pronto. E agora?
Depois do teste técnico, uma coisa ficou ainda mais evidente para mim:
terminar um filme não significa terminar o trabalho.
Depois da finalização começam outras perguntas.
Onde essa obra vai circular?
Quem vai assistir?
Que festivais podem recebê-la?
Que conversas ela pode provocar?
Como ela encontrará seus públicos?
Que outras possibilidades podem surgir a partir dela?
O longa que durante tanto tempo foi um projeto agora precisa encontrar seu caminho como filme.
E talvez essa seja uma das coisas mais bonitas — e também mais difíceis — de produzir audiovisual.
Cada etapa que termina abre outra.
Mais do que concluir um filme
Quando penso naquele momento dentro do Cine Brasília, não penso apenas no fato de termos terminado nosso primeiro longa.
Penso em tudo que precisou existir para que aquela imagem pudesse chegar até aquela tela.
As pessoas.
As conversas.
Os recursos.
Os erros.
As soluções.
As viagens.
Os contratos.
Os dias longos.
As dúvidas.
As decisões.
E a quantidade de gente que colocou um pouco de si dentro daquela obra.
Talvez um filme nunca fique completamente pronto no momento em que exportamos sua versão final.
Talvez ele fique pronto quando começa a encontrar outras pessoas.
Quando alguém assiste.
Reconhece alguma coisa.
Discorda.
Se emociona.
Pergunta.
Lembra.
Conta outra história.
Porque, a partir daí, o filme já não pertence apenas ao processo que o produziu.
Ele começa a construir a própria trajetória.
E nós, produtores, começamos novamente.
Seu projeto também está atravessando esse caminho?
A Cinese atua no desenvolvimento e na produção de projetos audiovisuais, acompanhando desde a estruturação da ideia até as diferentes etapas necessárias para sua realização.
Se você tem um filme, documentário ou projeto audiovisual e precisa entender qual é o próximo passo, podemos começar por uma conversa.
→ Conheça as consultorias e a Sessão Estratégica da Cinese
→ Fale com a Cinese sobre seu projeto
Porque realizar uma obra não é apenas chegar ao final.
É construir as condições para que ela chegue à tela, encontre seu público e continue seu caminho.
Descubra mais sobre Cinese Audiovisual
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


No Comments