Brasília, DF
+55 61 9961-5881

EDITAL | Cinema é Ralação 2024

EDITAL | Cinema é Ralação 2024

Getting your Trinity Audio player ready...

APRESENTAÇÃO

O projeto Cinema é Ralação, realizado pela Cinese Audiovisual em parceria com a Candiá Produções e Aicon Ações Cinematográficas, com patrocínio da Neoenergia Brasília e do Instituto Neoenergia, através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC-DF), consiste em 3 oficinas presenciais, gratuitas, voltadas às funções técnicas de Audiovisual, visando oferecer às pessoas participantes uma introdução prática das principais operações e equipamentos técnicos do setor.

INFORMAÇÕES GERAIS

1. PÚBLICO-ALVO E RESERVA DE VAGAS 
1.1 Para admissão no curso, a pessoa interessada deverá cumprir ao menos 1 (um) dos seguintes pré-requisitos:
• Morar na periferia do Distrito Federal;
• Ser mulher, pessoa negra, indígena, LGBTQIA+, pessoa com deficiência auditiva ou visual;
• Ter conhecimento básico ou iniciante em audiovisual;

2. DISPONIBILIDADE DE VAGAS
No total, são oferecidas 60 vagas na modalidade presencial.
2.1. Por oficina, são oferecidas 20 vagas, sendo que 50% das vagas são reservadas para ações afirmativas, isto é, para pessoas autodeclaradas negras; indígenas; pessoas LGBTQIA+; pessoas com deficiência auditiva e visual, residentes no Distrito Federal e entorno.
2.2. Das 40 vagas totais oferecidas nas duas oficinas que ocorrerão no IFB, o projeto reserva 20 vagas para moradores da região do Recanto das Emas, Samambaia, Riacho Fundo I e II, sendo 10 vagas reservadas por oficina. E reserva 2 vagas para pessoas com deficiência auditiva na oficina de operação de câmera e 2 vagas para pessoas com deficiência visual na oficina de som direto.

3. FUNCIONAMENTO DAS INSCRIÇÕES 
3.1. As inscrições são individuais, gratuitas e acontecerão a partir do dia 11 de março às 10 horas – a 27 de março de 2024 (até às 20 horas – horário de Brasília). 
3.2. As inscrições deverão ser realizadas unicamente mediante o formulário disponível no site da cinese: 
https://www.cineseaudiovisual.com.br/oficinas/cinema-e-ralacaohttps://forms.gle/Ef7CYpyv264FCS4R8
3.3. Só será permitida uma inscrição por pessoa.
3.4. As organizadoras não se responsabilizam por inscrições que não sejam concluídas até às 20 horas do dia 27 de março de 2024 em razão de congestionamento do site, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados ou acesso ao site/formulário.
3.5. No ato da inscrição, as pessoas interessadas deverão obrigatoriamente:
3.5.1. Preencher o formulário de inscrição;
3.5.2. Estar ciente de que, ao se enquadrar em alguma ação afirmativa,  deve marcar a autodeclaração correspondente disponível no formulário de inscrição;
3.5.3. Enviar os dados preenchidos;
3.5.3. Estar ciente de que a inscrição será enviada eletronicamente e o formulário apresentará uma mensagem de confirmação no e-mail cadastrado (lembre-se de verificar, inclusive, a caixa de spam). Caso não a receba, entre em contato com [email protected];
3.5.4. Estar ciente de que após o encerramento das inscrições, não será possível acessar o formulário ou efetuar modificações nas informações enviadas.

3.6. Ao enviar sua inscrição, a pessoa interessada declara que:
a) Concorda com todos os termos deste edital;
b) Confirma a veracidade das informações enviadas;
c) Está ciente de que deverá arcar com as despesas relacionadas a transporte.
d) Está ciente de que a pessoa que desistir, após a assinatura do contrato e termo de responsabilidade, terá que pagar uma multa equivalente a 1,5% do valor total do projeto, referente a cota de participação e custos do projeto. Salvo em casos de falecimento ou doença grave, mediante apresentação de atestados;


IMPORTANTE!
• Todos os campos do formulário são de preenchimento obrigatório. Caso algum não seja preenchido, a inscrição será automaticamente invalidada, sem possibilidade de recurso;
• Não serão aceitas inscrições, informações ou materiais entregues pessoalmente, por e-mail, correio ou fora do prazo do formulário de inscrição.
• Após a confirmação da inscrição, não é possível realizar nenhum tipo de alteração.

As pessoas selecionadas, no ato da confirmação de sua participação, se comprometem em:
a) Participar dos 5 dias de oficina;
b) Colaborar com a produção do MiniDoc Cinema é Ralação;
c) Colaborar com a coleta seletiva de materiais recicláveis produzidos durante os 5 dias de oficina;
d) Plantar e cuidar da muda que receberá ao final do curso;
e) Utilizar o copo ecológico durante os 5 dias de oficina que receberá no início do primeiro de oficina presencial;

4. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 
4.1. No dia 05 de abril de 2024, a relação das pessoas selecionadas será divulgada no instagram da Cinese Audiovisual (@cineseaudiovisual) e no site (www.cineseaudiovisual.com.br). 
4.2. A data de divulgação eventualmente poderá ser alterada caso o prazo de inscrições seja prorrogado.
4.3. As pessoas selecionadas receberão um e-mail e/ou telefonema de confirmação da seleção e deverão, obrigatoriamente, assinar o termo de compromisso e confirmar a sua participação mediante resposta ao e-mail enviado pela equipe do Cinese Audiovisual, sob pena de perder a vaga, que passará a ser eventualmente oferecida àquelas pessoas que estão na lista de espera.

5. CONTROLE DE FREQUÊNCIA E CERTIFICAÇÃO
5.1.Para receber a certificação, as pessoas participantes do curso deverão ter frequência de 100% e participação nas atividades propostas ao longo das oficinas.
5.2.O certificado de participação será entregue para participantes dos 5 dias das oficinas que preencherem a lista de presença e o formulário de avaliação do curso, em caso de falta a vaga será remanejada para outra pessoa na lista de espera.

6. ACESSIBILIDADE 
O projeto conta com 5 iniciativas de inclusão e acessibilidade:
6.1. Vídeos de divulgação com janelas de libras, legenda descritiva e audiodescrição;
6.2. Intérpretes de Libras na oficina de operação de câmera e audiodescritora para a oficina de som direto;
6.3. Acessibilidade comunicacional no site, através de tecnologias assistivas, como VLIBRAS, USERWAY e Trinity Audio que converte conteúdo de texto em fala;
6.4. Acessibilidade comunicacional nas redes sociais, através de legendas alternativas nos posts;
6.5. Todos os espaço são acessíveis, porém somente o IFB Recanto das Emas possui condições físicas de receber plenamente as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida;

7. ESPAÇO KIDS
O Projeto oferecerá atendimento pedagógico especializado com a empresa Largo Sorriso para crianças de 4 a 12 anos, filhos ou filhas de participantes que não tenham rede de apoio e precisem eventualmente ou integralmente durante os cinco dias de oficinas. 
7.1. Serão oferecidas apenas 5 vagas para crianças por oficina;
7.2. Caso os/as participantes tenham filhos menores de 4 anos e que precisem deste serviço, poderão se inscrever desde que disponham de algum adulto de confiança que possa ser acompanhante integral da criança nos locais destinados para esse acolhimento, não podendo este adulto deixar o local e a criança sozinha com a equipe;
7.3.  Os/as participantes responsáveis pelas crianças se comprometem a estar disponíveis para quaisquer necessidades físicas ou emocionais que as crianças porventura possam ter, devendo ir ao encontro da criança sempre que for solicitado/a pela equipe de produção;
7.4. Caso as crianças possuam alguma necessidade, alergia ou intolerância alimentar, deverá ser informado à equipe de produção. Em casos de alergia ou intolerância, os responsáveis deverão trazer a alimentação própria e específica da criança;
7.5. As crianças não poderão acessar os espaços e nem os momentos de atividades das oficinas, em nenhuma hipótese, devendo o responsável se deslocar até a criança sempre quando necessário.

8. POLÍTICA DE CRÉDITOS 
Todo o conteúdo disponibilizado para uso nas oficinas é de autoria e/ou co-autoria das empresas realizadoras, das patrocinadoras e dos professores. Conteúdos produzidos por terceiros poderão ser sugeridos em listas bibliográficas, podendo as pessoas participantes do curso consultá-los diretamente nos seus respectivos sítios. A Cinese Audiovisual disponibilizará esse conteúdo para uso exclusivo dessas pessoas participantes. Qualquer uso posterior desse material deverá ser negociado por elas diretamente com os autores e/ou detentores dos direitos sobre os respectivos materiais, sob pena de infração à Lei 9.610/1998 (Lei de Direitos Autorais). 

09. DISPOSIÇÕES GERAIS
09.1. As questões eventualmente não previstas neste edital serão avaliadas e decididas pela Cinese Audiovisual e Candiá Produções.
09.2. As pessoas participantes do curso ficam cientes de que a Cinese Audiovisual, a neoenergia Brasília e Instituto Neoenergia poderão realizar ações de promoção e divulgação das Oficinas em meios impressos e/ou on-line, inclusive em seu site e nas redes sociais. Desta forma, as pessoas participantes do curso autorizam desde já a utilização de sua imagem e voz nas mesmas extensões ora dispostas.
09.3. É de responsabilidade da Cinese Audiovisual o fornecimento de lanche  para os participantes durante as atividades.

IMPORTANTE!
O ato de inscrição implica automática e plena concordância com os termos deste documento. Dúvidas podem ser esclarecidas no e-mail [email protected]
ㅤㅤ
10. ESTRUTURA DO CURSO
10.1. O curso é composto de 3 oficinas. Que serão ministradas por renomados profissionais do Cinema, oriundos do DF, de Goiás e de Cuba. No período de 08 a 26 de abril de 2024.
10.2. Os participantes selecionados/as para as oficinas presenciais receberão um kit composto por copo reutilizável, camiseta, crachá, além de uma muda de árvore nativa do cerrado.
10.3. Ao longo das oficinas, será realizado um mini documentário sobre o Projeto, dessa forma, tanto os/as participantes, quanto toda a equipe deverão assinar um termo de uso de imagem e som da Cinese Audiovisual e da Neoenergia.
10.4. Haverá a seleção de 10 participantes das oficinas para um acompanhamento direto sobre suas conquistas profissionais e educacionais na área, a fim de obter dados sobre os desdobramentos da atividade formativa, durante dois meses após o encerramento das oficinas para a realização de um mini documentário realizado pela Cinese Audiovisual e entregue à Patrocinadora.

11. SOBRE AS GRAVAÇÕES
Todo material tem assinatura de produção da Cinese Audiovisual, Candiá Produções, Aicon Ações Cinematográficas e do projeto Cinema é Ralação, com os devidos créditos para as demais funções técnicas e criativas.
11.1. Os teasers e MiniDoc, previstos no projeto, bem como demais materiais de divulgação realizados por terceiros e relacionados ao Cinema é Ralação será pública e gratuita de forma virtual no Canal do YouTube da Cinese Audiovisual e divulgada nas mídias (digitais, TVs, Impressos e etc) por uma equipe responsável pela comunicação de forma ética e devidamente formalizada por participantes por meio de autorização de uso de imagem e som, incluindo ficha técnica e qualquer pessoa que apareça nas filmagens;

OFICINAS E FACILITADORES

OFICINA 1: Maquinária e Elétrica
Quando: 08 a 12 de Abril
Horário: 08h00 às 12h00
Local: Estúdio da AICON – SIA

Messias (DF) – Técnico e especialista em Maquinária e Elétrica, com 26 anos de carreira na área cinematográfica. É sócio-diretor na AICON – Ações Cinematográficas. É formado como maquinista, eletricista para cinema, operador de grua, operador de grua com cabeça eletrônica, operador de stead e assistente de câmera. Sua estreia ocorreu em 1997, quando atuou em um curta-metragem rodado em película e dirigido pela cineastBetse de Paula. Trabalhou em diversas produtoras de Cinema e Publicidade em Brasília, participando de produções audiovisuais para grandes empresas e órgãos públicos. Atuou ainda em cinco campanhas presidenciais e cinco governamentais, além de operar maquinaria e elétrica em vídeo-clipes, DVDs, longas, curtas, séries e novelas de TV. 

OFICINA 2: Operação de Câmera
Quando: 15 a 19 de Abril
Horário: 08h00 às 12h00
Local: IFB Recanto das Emas

JOANNA RAMOS (DF) – Graduada em Cinema e Mídias Digitais, Joanna Ramos trabalha desde 2008 no departamento de câmera com longa atuação em filmes, séries, clipes e publicidade. Dentre seus trabalhos se destacam, “As Miçangas” de Rafaela Camelo e Emanuel Lavor, indicado a Berlinale, Palm Springs Festival, dentre outros festivais. “O pastor e o Guerreiro” de José Eduardo Belmonte, “Democracia em Vertigem” de Petra Costa e “Cáustico” de Wesley Gondim.

OFICINA 3: Som Direto 
Quando: 22 a 26 de abril
Horário: 08h00 às 12h00
Local: IFB Recanto das Emas

Olivia Hernández (CUBA)
– Desenhadora de Som e técnica de captação de Som Direto. Mestranda em Comunicação na UnB, formou-se em Audiovisual (Som) pela Facultad de Medios de Comunicación Audiovisual (ISA-Cuba) e em Som (desenho sonoro, som direto e mixagem) no curso regular EICTV de San Antonio de los Baños. Em 2015, foi uma das seis selecionadas na especialidade de Som para o Talents Guadalajara (Programa Berlinale Talents). Participou de diversas produções audiovisuais e de comissões de seleção e júri em festivais de cinema de várias regiões do Brasil. Foi premiada com a Melhor Edição de Som na Mostra Brasília do 51º e do 55º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, pelo curta “Riscados pela Memória” e pelo longa “O pastor e o guerrilheiro”. 

FICHA TÉCNICA – CINEMA É RALAÇÃO 2ª EDIÇÃO 2024
Produção Executiva: Alice Lira
Direção Criativa: LeoMon
Coordenação de Produção  e Coordenação Pedagógica: Rayla Costa
Assistentes de Produção: Tassiana Rodrigues e Dani Lima
Coordenação de comunicação: Candiá Produções
Assistente de comunicação: Elicléia Dallo
Assessoria de imprensa: Valéria Amorim e Suzy Costa
Designer Gráfico: Miguel Haru
Trilha Sonora: Alisson Melo (Mulumba)
Vinheta Animada: Vinícius Moreira
Tradução em Libras: Tatiana Elizabeth e Andryelle Fraga
Assistente de Libras: Igor Ceolin
Consultora de Acessibilidade em Libras e Legenda Descritiva: Amanda Gomes
Consultora de Acessibilidade em Audiodescrição: Viviane Santos
Audiodescritora: Lúcia Corrêa
Filmmaker: Conrado Nobre e Ricardo Palito
Oficina de Maquinária e Elétrica: Manoel Messias 
Oficina de Som Direto: Olivia Hernández
Oficina de Operação de Câmera: Joanna Ramos

O projeto Cinema é Ralação é uma realização da Cinese Audiovisual em  parceria com a Candiá Produções e Aicon Ações Cinematográficas, com patrocínio da Neoenergia Brasília e do Instituto Neoenergia, através da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal (LIC-DF).

No Comments

Add your comment

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

×