
Sons da Quebrada lança videoclipes inéditos com artistas de Taguatinga
Getting your Trinity Audio player ready... |
Composições autorais também serão lançadas em um álbum colaborativo e em um documentário musical pautado na diversidade
ㅤ
De Taguatinga para o mundo! Neste mês de março, a primeira edição do projeto Sons da Quebrada lançará seis videoclipes e um álbum colaborativo com músicas compostas por artistas residentes em Taguatinga. As gravações inéditas são resultado de um edital realizado em novembro, com o objetivo de fomentar a produção musical independente emergente das periferias do Distrito Federal. A partir do dia 05 de março, os videoclipes estarão disponíveis no Youtube e o disco nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Deezer e Itunes.
ㅤ
O edital de seleção do projeto Sons da Quebrada – Taguatinga priorizou a participação de pessoas pretas, indígenas, mulheres e LGBTQIA+, em variados gêneros musicais. Entre 41 propostas inscritas, foram selecionadas as composições: “Luzeiro”, de Layza Almeida; “Direito Retomar”, de Ramona Jucá; “Bravura TaguaSul”, de Juan Parada; “Preta Chique”, de ísis Zavlyn; “Beck Pra Você”, de Gato, El Negro; e “Torre de TV”, de Elias Augusto.
ㅤ
As gravações aconteceram no formato ao vivo, em dezembro, e a mixagem e a masterização no mês de fevereiro. Com roteiro de Alice Lira e direção cinematográfica de LeoMon, a produção de cada videoclipe apresenta elementos simbólicos do universo dos artistas selecionados, todos com legendas descritivas. Cada voz repercute a diversidade musical de Taguatinga, cidade fundada através de lutas sociais dos primeiros candangos que trabalharam na construção de Brasília e não puderam habitar o Plano Piloto.
ㅤ
Além do álbum com seis faixas e dos videoclipes, o projeto Sons da Quebrada lançará um vídeo documentário musical em curta-metragem abordando a relação de cada artista participante com a região de Taguatinga, fazendo um passeio por ambientes históricos da cidade. O documentário será lançado no canal do Youtube da Cinese Audiovisual, após passar pelo período de inscrição em alguns festivais de cinema, e terá acessibilidade em Libras, legenda descritiva e audiodescrição.

Realização coletiva
O projeto Sons da Quebrada – Taguatinga é realizado através da parceria entre a Cinese Audiovisual, a Candiá Produções e a Aicon Ações Cinematográficas, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF). As três produtoras já são parceiras em outros projetos e possuem vasta experiência em promover a valorização da cultura local. A Cinese, por exemplo, em 10 anos de atuação, acumula um extenso portfólio e assina mais de 600 produções audiovisuais, destacando-se como uma importante difusora para o fortalecimento do setor audiovisual no DF e Entorno.
ㅤ
SERVIÇO
Sons da Quebrada Taguatinga – lançamento do álbum e videoclipes
Quando: 05 de março de 2024
Onde assistir: Canal da Cinese Audiovisual – https://youtube.com/cineseaudiovisual
Onde ouvir: https://sonsdaquebradataguatinga.hearnow.com/sons-da-quebrada-taguatinga
Nas redes: https://instagram.com/cineseaudiovisual
ARTISTAS PARTICIPANTES
ㅤ
Ramona Jucá (Composição: Direito Retomar)
Natural de Taguatinga (DF) e indígena do povo Potiguara Ibirapi, das raízes de Ceará Mirim (RN). Tem 24 anos e é moradora da Ocupação Cultural Mercado Sul Vive, localizada em Taguatinga Sul. Atua artisticamente como técnica em audiovisual, maquiadora, dançarina e compositora, ativista da tecnologia, arte & cultura na perspectiva do cinema de Guerrilha. Na música, traz em suas letras a ancestralidade e a luta pela terra e pela sobrevivência dos jovens periféricos.
ㅤ
Layza Almeida (Composição: Luzeiro)
Brincante, cantora, compositora, percussionista, assistente de direção musical, mãe, agente cultural e ativista periférica, formada em Serviço Social. Filha de nordestinos, carrega em seu fazer artístico a referência de folguedos e festejos populares brasileiros, dos mestres e mestras da cultura popular e a força do canto das sertanejas, caboclas e lavadeiras. Nascida em Taguatinga e criada em Ceilândia (DF), é também influenciada pela cultura urbana. É artista parceira de diversos grupos e cantoras de cultura popular do DF, com forte presença na tradição do Mamulengo e em atividades socioculturais.
ㅤ
Ísis Zavlyn (Composição: Preta Chique)
Nascida e criada no bairro M-Norte de Taguatinga, Distrito Federal. Ísis é uma travesti preta, MC, rapper e produtora cultural. Traz em suas letras toda a sua vivência como pessoa preta, trans e periférica morando no Brasil, com rimas ácidas, agressivas e empoderadoras. Militante das causas LGBTQIA+, fundou em 2018 a Batalha do Grude, primeira batalha de rap do DF onde o público é formado por pessoas LGBTQIA+.
ㅤ
Elias Augusto (Composição: Torre de Tv)
Compositor, arranjador, produtor, multi-instrumentista e pianista profissional nascido em Ceilândia (DF). Influenciado pela família, sua trajetória musical iniciou-se de forma autodidata na igreja, tocando bateria aos 12 anos de idade (2005). Tocou com vários artistas, como Eli Soares, Ericka Nascimento, Marcelo D2, Bell Lins, Hodari (nomeado ao Grammy) e Rosana Brown. Elias tocou também em festivais e eventos de destaque, como The Town (2023/SP), CoMA (2023/DF), Blue Note (2022/SP) e Favela Sounds (2018/DF). Suas composições refletem as experiências de sua vida pessoal. Seu mais recente álbum ‘O Plano B’, com previsão de lançamento para 2024, apresenta temas que homenageiam Brasília.
ㅤ
Gato, El Negro (Composição: Beck Pra Você – de Wellington Moura e Moises dos Santos)
Compositor, cantor, professor de filosofia e pai. Desde 2012, está nas ruas cantando a realidade e o surreal, a morte e a vida, a violência, drogas e sexo… todo o tempero necessário para se formar o caldo profano que é a humanidade.
ㅤ
Juan Parada (Composição: Bravura TaguaSul)
Poeta e músico do Distrito Federal. Atento à história do Brasil, encanta-se pelo Cerrado e propõe produzir e escrever sobre o bioma. Entende a música como um vetor de conexão com o todo. Desde o início de suas produções, concentrou-se nas feituras autorais, compondo com seu violão desde muito jovem. Suas canções autobiográficas nascem com intuito de retorno ao coletivo.
ㅤ
REALIZADORES
Cinese Audiovisual
Produtora independente fundada em 2014, a partir do trabalho de Alice Lira e LeoMon, dois jovens cineastas criados nas periferias do DF. A Cinese atua em parceria com artistas, instituições públicas e privadas e pessoas autônomas de diversos segmentos culturais. Com atuação em mais de 600 produções audiovisuais, a produtora oferece contribuições relevantes para o fortalecimento do setor audiovisual e para a difusão, valorização e registro da cultura local. Em 2016, lançou a websérie musical Plano 302, com a participação de diversos músicos do DF e mais de 20 mil visualizações na internet.
ㅤ
Candiá Produções
Fundada em 2016 por Valéria Amorim, a Candiá Produções é uma agência 360° que se consolidou como referência no desenvolvimento de campanhas de comunicação e marketing para o terceiro setor. Atua em todo o território nacional, prioritariamente em projetos de fomento à cultura, educação, comunicação popular, direitos humanos, equidade de gênero e meio ambiente.
ㅤ
Aicon Ações Cinematográficas
Locadora e estúdio cinematográfico especializado em maquinaria e elétrica, com mais de 22 anos de experiência. Fundada por Manoel Messias, um experiente técnico cinematográfico, a Aicon é administrada por Adriana Freire e tem Isaac Aicon como diretor executivo financeiro. Atuando em diversas produções, a empresa é uma referência no setor audiovisual, contribuiu para 30 curtas-metragens e mais de 20 longas, novelas e séries, além do trabalho com publicidade, marketing político e videoclipes.
ㅤ
FICHA TÉCNICA
Realização: Cinese Audiovisual, Candiá Produções e Aicon Ações Cinematográficas
Produção Executiva: Alice Lira, LeoMon e Valéria amorim
Proponente, Produção Geral e Roteiro: Alice Lira
Pesquisa e Direção Cinematográfica: LeoMon
Coordenação de Comunicação: Valéria Amorim
Assessoria de Imprensa: Keyane Dias e Davi Melo (Pareia Comunicação)
Direção de Fotografia: Conrado Nobre
Operadores de Câmera: Conrado Nobre Ana Beatriz e Amon Leite
Gaffer: Manoel Messias
Assistente de Gaffer: Vitor Eduardo
Produção Musical e Desenho de Som: Alisson Melo
Edição: Marcelo Pahl e Alice Lira
Finalização e Coloração: LeoMon
Motion Designer: Vini Moreira
Identidade Visual: Oberon Blenner
Assistente de Direção: Isabela Furtado
Assistente de Produção: Dani Lima
Direção de Arte: Júlia Oko
Maquiagem: Clara Abreu
Assistente de Arte: Morgana Diniz
Técnico de Som: Alisson Melo
Assistente de Som: Triste Josh
Estúdio e Iluminação: Aicon Ações Cinematográficas
Direção Estúdio: Adriana Freire
Assistência Estúdio: Alfredo Kirschner
Equipamentos de Câmera: Posh Locadora
Equipamentos de sonorização: Zulim Sounds e Novinho áudio
Alimentação: Getião Culinária Nordestina
Intérprete de Libras: Tatiana Elizabeth
Audiodescrição: Cinese Audiovisual