Cinema é Ralação II abre inscrições para oficinas gratuitas de audiovisual
Getting your Trinity Audio player ready... |
Ao todo, são disponibilizadas 60 vagas nas oficinas de Maquinária e Elétrica, Som Direto e Operação de Câmera, com foco na profissionalização de realizadores periféricos.
ㅤ
O Projeto “Cinema é Ralação” está com inscrições abertas para a segunda edição de suas oficinas formativas e profissionalizantes na área audiovisual. Voltadas especialmente para jovens da periferia, pessoas negras, mulheres, LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência auditiva e visual, o projeto visa promover a inclusão e diversidade dentro da indústria cinematográfica. As inscrições ficam abertas até o dia 27 de março, por meio do site www.cineseaudiovisual.com.br.
ㅤ
Em um ambiente de ensino presencial, os participantes terão a oportunidade de vivenciar experiências práticas e imersivas, refletindo a dinâmica real de um set de filmagem. Cada oficina terá duração de 5 dias, com 4 horas de aulas diárias, totalizando 20 horas de aprendizado em cada oficina. São elas: Maquinária e Elétrica com Messias Filho (DF), Som Direto com Olivia Hernández (CUBA) e Operação de Câmera com Joanna Ramos.
ㅤ
O projeto é realizado pela Cinese Audiovisual em parceria com a Candiá Produções e Aicon Ações Cinematográficas e conta com apoio do Instituto Federal de Brasília (IFB) – Campus Recanto das Emas. Tem patrocínio da Neoenergia Brasília e do Instituto Neoenergia – Edital Transformando Energia em Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC-DF). “Apoiar projetos como o Cinema é Ralação confirmam o nosso compromisso de contribuir para o desenvolvimento das organizações da sociedade civil e colaborar com as metas da Agenda 2030 da ONU nas regiões onde a Neoenergia está presente”, explica Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.
ㅤ
ㅤ
LeoMon, idealizador e coordenador do projeto, destaca a importância dessas iniciativas para grupos historicamente sub-representados na indústria audiovisual: “Quando pensamos em atividades formativas nesse setor, os conhecimentos práticos e técnicos relacionados à produção audiovisual não são facilmente disponibilizados no Distrito Federal ou, quando são, possuem custo elevado, dificultando o acesso. Nosso objetivo é oferecer oportunidades gratuitas de capacitação e inserção profissional para esses grupos, promovendo uma verdadeira transformação no cenário audiovisual.”
ㅤ
As oficinas serão realizadas entre os dias 8 e 26 de abril, no Estúdio da AICON, localizado no SIA, e no IFB – Campus Recanto das Emas. “O nosso campus está localizado em uma região periférica que respira cultura. Então o projeto tem uma aderência muito grande com aquilo que a comunidade busca em termos de formação. Além de ser gratuito, pode contemplar tanto os alunos do IFB que já estão nessa trajetória, nesse itinerário formativo, como também pessoas da comunidade que tenham interesse ou afinidade com audiovisual. Então, o Cinema é Ralação está muito alinhado com a nossa proposta pedagógica, com nosso objetivo de formar profissionais na área do audiovisual aqui no Distrito Federal.”, afirma o Prof. Germano Cruz, Diretor-Geral do IFB Recanto das Emas.
ㅤ
Históricoㅤ
Hudson Peixoto, participante da primeira edição, compartilhou suas impressões sobre a experiência: “O conhecimento que adquirimos através das oficinas foi algo incrível. Em Brasília, não sei se houve algum curso ou iniciativa semelhante, mas a experiência foi maravilhosa”. Essa visão é reforçada por Marisol Kadiegi, documentarista, fotógrafa e jornalista angolana radicada no Brasil desde 1986, que ressaltou: “Nunca tive a oportunidade de me capacitar, de renovar a linguagem, de saber que tem novos equipamentos. Então, pra mim foi uma experiência incrível.”
ㅤ
ㅤ
Vagas e acessibilidade
Nessa segunda edição, que acontecerá na modalidade presencial, cada oficina possui 20 vagas, sendo 60 no total. Como o foco das atividades formativas são pessoas de grupos sub-representados na atuação profissional do cinema, o projeto tem uma reserva de 50% das vagas para moradores de regiões periféricas, mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+. E reserva de 4 vagas para pessoas com deficiência, sendo 2 vagas para pessoas com deficiência visual na oficina de Som Direto e 2 vagas para pessoas e pessoas com deficiência auditiva na oficina de Operação de Câmera.
ㅤ
Além de ter todos os recursos (espaço acessível, com acesso e equipe capacitada) para receber as pessoas com deficiência visual e auditiva em duas oficinas, também será disponibilizado espaço Kids em todas as turmas para que as pessoas, principalmente as mulheres que são mães e não tem rede de apoio, possam levar seus filhos para a formação.
ㅤ
Como Participar
As inscrições para as oficinas estão abertas até o dia 27 de março de 2024, através do site www.cineseaudiovisual.com.br, que possui acessibilidade comunicacional através de tecnologias assistivas, como VLIBRAS e USERWAY. Os interessados devem ler o edital, preencher o formulário de inscrição e aguardar a seleção dos participantes.
Além disso, como parte de suas iniciativas de sustentabilidade, o projeto prevê a distribuição de mudas nativas do Cerrado para os participantes selecionados e equipe, como compensação de crédito de carbono e copos reutilizáveis para o uso durante as oficinas, evitando assim o uso de descartáveis, bem como a separação de resíduos sólidos e orgânicos, com recipientes de coleta seletiva. Mais informações estão disponíveis no site e no Instagram @cineseaudiovisual.
ㅤ
PROGRAMAÇÃO:
Lançamento do edital e abertura das inscrições: 11/03/2024
Encerramento das inscrições: 27/03/2024
Resultado: 05/04/2024
Oficina de Maquinária e Elétrica – com Messias (DF)
Quando: 08/04 a 12/04
Horário: 08h00 às 12h00
Local: Estúdio da AICON – SIA
ㅤ
Oficina de Operação de Câmera – com Joanna Ramos
Quando: 15/04 a 19/04
Horário: 08h00 às 12h00
Local: IFB Recanto das Emas
ㅤ
Oficina de Som Direto – com Olivia Hernández (CUBA)
Quando: 22/04 a 26/04
Horário: 08h00 às 12h00
Local: IFB Recanto das Emas
ㅤ
FACILITADORAS(ES)
ㅤ
Messias (DF)
Técnico e especialista em Maquinária e Elétrica, com 26 anos de carreira na área cinematográfica. É sócio-diretor na AICON – Ações Cinematográficas. É formado como maquinista, eletricista para cinema, operador de grua, operador de grua com cabeça eletrônica, operador de stead e assistente de câmera. Sua estreia ocorreu em 1997, quando atuou em um curta-metragem rodado em película e dirigido pela cineasta Betse de Paula. Trabalhou em diversas produtoras de Cinema e Publicidade em Brasília, participando de produções audiovisuais para grandes empresas e órgãos públicos. Atuou ainda em cinco campanhas presidenciais e cinco governamentais, além de operar maquinaria e elétrica em vídeo-clipes, DVDs, longas, curtas, séries e novelas de TV.
ㅤ
Olivia Hernández (CUBA)
Desenhadora de Som e técnica de captação de Som Direto. Mestranda em Comunicação na UnB, formou-se em Audiovisual (Som) pela Facultad de Medios de Comunicación Audiovisual (ISA-Cuba) e em Som (desenho sonoro, som direto e mixagem) no curso regular EICTV de San Antonio de los Baños. Em 2015, foi uma das seis selecionadas na especialidade de Som para o Talents Guadalajara (Programa Berlinale Talents). Participou de diversas produções audiovisuais e de comissões de seleção e júri em festivais de cinema de várias regiões do Brasil. Foi premiada com a Melhor Edição de Som na Mostra Brasília do 51º e do 55º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, pelo curta “Riscados pela Memória” e pelo longa “O pastor e o guerrilheiro”.
ㅤ
JOANNA RAMOS (DF)
Graduada em Cinema e Mídias Digitais, Joanna Ramos trabalha desde 2008 no departamento de câmera com longa atuação em filmes, séries, clipes e publicidade. Dentre seus trabalhos se destacam, “As Miçangas” de Rafaela Camelo e Emanuel Lavor, indicado a Berlinale, Palm Springs Festival, dentre outros festivais. “O pastor e o Guerreiro” de José Eduardo Belmonte, “Democracia em Vertigem” de Petra Costa e “Cáustico” de Wesley Gondim.
ㅤ
CINESE AUDIOVISUAL
Produtora independente, que atua no setor artístico-cultural em parcerias com pessoas, instituições públicas e privadas, artistas e autônomos de diversos segmentos culturais do Distrito Federal. Com contribuições relevantes para o reconhecimento, difusão, valorização, registro da cultura local e fortalecimento do setor audiovisual. Suas pautas estão relacionadas a democratização do acesso à sétima arte por pessoas da periferia do Distrito Federal, e está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2023 (ONU). Desde de 2010, oferece serviços em todas as etapas de produção audiovisual, além de facilitar cursos e consultorias para diversos públicos em todo Brasil, principalmente no Distrito Federal e nos estados de Goiás, Piauí, Bahia e Maranhão.
ㅤ
CANDIÁ PRODUÇÕES
Fundada em 2016 por Valéria Amorim, a Candiá Produções é uma agência 360° que se consolidou como referência no desenvolvimento de campanhas de comunicação e marketing para o terceiro setor. Atua em todo território nacional, prioritariamente em projetos de fomento à cultura, educação, comunicação popular, direitos humanos, equidade de gênero e meio ambiente.
ㅤ
AICON AÇÕES CINEMATOGRÁFICAS
Locadora e estúdio cinematográfico especializado em maquinaria e elétrica, com mais de 22 anos de experiência. Fundada por Manoel Messias, um experiente técnico cinematográfico, a Aicon é administrada por Adriana Freire e tem Isaac Aicon como diretor executivo financeiro. Atuando em diversas produções, a empresa é uma referência no setor audiovisual, contribuiu para 30 curtas-metragens e mais de 20 longas, novelas e séries, além do trabalho com publicidade, marketing político e videoclipes.
ㅤ
FICHA TÉCNICA – CINEMA É RALAÇÃO 2ª EDIÇÃO 2024
Produção Executiva: Alice Lira
Direção Criativa: LeoMon
Coordenação de Produção e Coordenação Pedagógica: Rayla Costa
Assistentes de Produção: Tassiana Rodrigues e Dani Lima
Coordenação de comunicação: Candiá Produções
Assistente de comunicação: Elicléia Dallo
Assessoria de imprensa: Valéria Amorim e Suzy Costa
Designer Gráfico: Miguel Haru
Trilha Sonora: Alisson Melo (Mulumba)
Vinheta Animada: Vinícius Moreira
Tradução em Libras: Tatiana Elizabeth e Andryelle Fraga
Assistente de Libras: Igor Ceolin
Consultora de Acessibilidade em Libras e Legenda Descritiva: Amanda Gomes
Consultora de Acessibilidade em Audiodescrição: Viviane Santos
Audiodescritora: Lúcia Corrêa
Filmmaker: Conrado Nobre e Ricardo Palito
Oficina de Maquinária e Elétrica: Manoel Messias
Oficina de Som Direto: Olivia Hernández
Oficina de Operação de Câmera: Joanna Ramos
ㅤ
SERVIÇO
O que? Abertura de inscrições das Oficinas do Cinema é Ralação, 2ª edição.
Quando? 11 a 27 de março de 2024
Onde? No site www.cineseaudiovisual.com.br
ㅤ
Assessoria de imprensa: Valéria Amorim
[email protected]
61 9 8242-4262
No Comments