A retomada do audiovisual durante a pandemia
Após um longo período com as luzes desligadas, eis que surge uma fagulha de esperança no fim do túnel para nós trabalhadores do audiovisual, a produção para a publicidade e para instituições movimentam o mercado atual.
A produção cinematográfica não parou, porém está sendo feito com outras características e novas narrativas. O consumo de vídeos e a urgência pela produção de entretenimento gera a maior demanda do momento para as produtoras.
TRABALHO REMOTO E MEDIDAS DE SEGURANÇA
A pré-produção e a pós-produção, são menos desafiadoras, por conta da possibilidade de serem exercidas online. Para que ninguém se desespere, diante da necessidade da voltar ao trabalho, a opção remota tem sido a mais presente, porém, a filmagem precisa acontecer para que o conteúdo possa ser trabalhado dessa forma.
Uma série de medidas de precaução são necessárias para que as filmagens aconteçam de forma segura, além disso é necessário um bom planejamento e uma organização de equipe, com novas atitudes que tenham como base a consciência coletiva e a auto responsabilidade.
PROTOCOLOS DE SEGURANÇA
O tempo é outro, são novos procedimentos e novos valores. A volta para os sets de filmagens requer muito cuidado, é necessária disciplina e rigorosidade nesse aspecto, pois estamos tratando de vidas. Logo, seguir os protocolos de segurança é uma postura social, humana e profissional a partir de agora. Pode e deve estar presente nos contratos e acordos, sejam estes formais ou informais.
Cada produção tem apresentado um formato de protocolo, a partir da sua realidade, tanto orçamentária, como de infraestrutura. Porém, “no momento, só estão autorizadas as filmagens nas condições descritas como Fase 1, por meio remoto e deslocamento mínimo da equipe.” Aponta o SINDCINE ao divulgar o “Protocolo de Segurança e Saúde no Trabalho do Audiovisual”.
Acesse a versão mais atual do protocolo: http://www.sindcine.com.br/Store/Arquivos/protocolo-de-seguranca-e-saude-no-trabalho-do-audiovisual-versao-2-04jun2020-(1).pdf
São muitos os desafios, e a prioridade é preservar a qualidade técnica e manter a proteção dos envolvidos. Sabemos que a participação dos profissionais depende do seu desejo, coragem e necessidade de se colocar na linha de frente da produção de entretenimento, que tem sido vital para o momento.
Nós, da comunidade de cineastas, estamos buscando formas seguras de realizar as nossas atividades, e ao mesmo tempo responder às demandas do mercado. Com otimismo e auto responsabilidade, voltamos ao trabalho coletivo, cada vez mais organizado e treinado, desenvolvendo soluções para esse novo momento.
Acreditamos que tudo isso vai passar, e que o momento traz aprendizado e consciência sobre as nossas responsabilidades e limitações, não só no trabalho, mas na vida. Voltamos com segurança e com muita vontade de realizar o melhor produto.
Com certeza é um momento de grande aprendizado no fazer audiovisual, seguir os protocolos é um dos talentos que nossa equipe vem desenvolvendo nessas novas experiências. A partir de uma nova dinâmica e de hábitos de higiene que já fazem parte da nossa rotina, seguimos sabendo que nada será como antes, mas estamos trabalhando em uma nova educação a partir da responsabilidade em todas as etapas de produção.
O CICLO DE PRODUÇÃO DA RODA DE TEATRO DE BONECOS ONLINE
A produção de 17 vídeos de espetáculos teatrais, é um exemplo da retomada que citamos no início. Depois de um longo período sem trabalho, recebemos o convite para participar do projeto da Roda de Teatro de Bonecos Online, a ser filmado durante a pandemia.
A pré-produção e a pós-produção, aconteceram remotamente, sem a necessidade de encontros presenciais. Já a produção foi feita com uma equipe reduzida, a partir de um ótimo planejamento e organização dos envolvidos.
Ao chegarmos no espaço realizamos toda a higienização dos equipamentos e do palco, recebendo somente um grupo por vez no ambiente de filmagem, e nenhum deles com mais de 6 pessoas. O Complexo Cultural de Samambaia é possui espaço amplo e boa ventilação, o que se mostrou um diferencial para a prevenção contra o CONVID-19.
Cada integrante da técnica do projeto fez uso de seus Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e respeitou o distanciamento de forma inflexível. Realizamos um trabalho seguro e mantivemos a qualidade técnica.
A produção foi bem objetiva e cuidadosa em todas as etapas, que nos propiciou um momento de superação e crescimento. Possibilitando que a arte e a cultura brasileira chegue a muitas pessoas.
Assista aos vídeos do projeto:
No Comments