COMUNICADO SINDCINE: COVID-19
A ABAP – Associação Brasileira das Agências de Publicidade, APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais, SIAESP – Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo e SINDCINE – Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do
Audiovisual publicaram hoje um comunicado conjunto em que recomendam a adoção de medidas preventivas em combate à disseminação do vírus causador da covid-19 nos ambientes de trabalhos das produções audiovisuais.
De modo geral, o comunicado recomenda a suspensão das filmagens ou, caso isso não seja possível, que sejam adotadas medidas de segurança, listadas no documento, que reduzem os riscos de contágio.
Leia o documento no site do Sindcine neste link [+].
CARTA DO SINDCINE COMPLEMENTA E DETALHA CUIDADOS EM SETS DE FILMAGEM:
O Sindcine publicou dia 18/mar/2020 uma carta direcionada a coordenadores, diretores de produção e produtores executivos, na qual esclarece pontos importantes não detalhados no comunicado conjunto Apro/Siaesp/Sindcine/ABAP publicado no dia 17/mar/2020, quanto às medidas a serem tomadas para diminuir as chances de contágio em sets de filmagem:
1 – Os protocolos de filmagem devem ser seguidos À RISCA!!
2 – Os Itens de higiene mencionados são álcool gel a 70º e devem estar à disposição em vários pontos do Set e SINALIZADOS! Assim como banheiros decentes, com água, sabonete líquido e toalhas de papel à disposição.
3 – Os banheiros devem ser limpos por equipes especializadas em limpeza de áreas contaminadas. Eles têm produtos, expertises e equipamentos próprios para isto.
4 – Assistentes de set e/ou ajudantes NÃO devem ser os responsáveis por este tipo de limpeza. Eles, assim como outros da equipe, podem se recusar a fazer este tipo de trabalho e comunicar a ocorrência ao sindicato.
5 – Álcool 46º não serve para higienização.
6 – Se as agências e cliente insistirem em manter as filmagens, que sejam informadas dos riscos a que estão expondo as equipes, sendo sempre solidárias à produtora em caso de haver contaminados. Devem bancar os custos excedentes, por conta do nível de exigência imposto para que as filmagens aconteçam. Que fique claro que os técnicos não têm responsabilidade pelo set, sendo apenas colaboradores que seguem ordens.
7 – Os técnicos devem ser transportados para os sets com táxi ou transporte individual, evitando o uso de transportes públicos /coletivos.
8 – Qualquer técnico que sinta que a segurança foi relaxada ou não ocorre como indicado deve comunicar ao sindicato, bem como qualquer tipo de assédio ou pressão para executar tarefas que ponham em risco sua vida e de outros.
9 – Lembro que os Sindicatos têm a prerrogativa de parar um set, se houver riscos para as equipes, independente de notificação.
10 – As filmagens serão paralisadas totalmente se os poderes públicos determinarem quarentena ou isolamento de áreas.
Hoje dia 19/mar/2020 o SINDCINE lançou oficialmente a paralisação das filmagens DURANTE O PERÍODO DE 15 DIAS.
No Comments