Produção audiovisual caseira em tempos de crise
Tem sido muito comum abrir as redes sociais e encontrar vídeos (lives e gravações) do dia das pessoas em quarentena, abordando diversos assuntos e promovendo muito conteúdo audiovisual.
Muitas marcas e artistas estão investindo cada vez mais na produção audiovisual para as redes sociais, agora, por conta da pandemia do Corona Vírus (COVID-19) o consumo desse tipo de conteúdo vem aumentando. O cinema como conhecemos vai mudar muito, e a principal ferramenta de distribuição está cada vez mais personalizado, online e interativo.
O que fazer nesse cenário da pandemia? A tecnologia pode ser nossa aliada para passarmos por esse momento de crise com criatividade.
Já parou pra pensar que essa é uma boa chance para mostrar ao mundo o que você faz, como você pensa e até mesmo vender sua mão de obra através da criação audiovisual caseira?
Dicas para gravação caseira com smartphone:
Se prepare:
Sente-se, beba uma água e respire. Sobre o que você quer falar agora?
A comunicação é fundamental para transmitir mensagens. Libertar as nossas vozes é fazer a diferença no mundo. Inspire criatividade e respire referência.
Com o que se parece o seu vídeo? Busque por vídeos, músicas, imagens, sons, cheiros, sensações, coisas que te possibilitam criar.
Faça um “brainstorming” de tudo o que veio na sua cabeça e selecione os melhores momentos, se atentando para a abertura, meio e fechamento do seu vídeo.
Defina um assunto:
Definir o assunto vai determinar todas as suas próximas escolhas. Para isso, faça uma lista de assuntos que você gosta, veja o que eles tem em comum e como a sua informação e jeito de fazer pode ajudar alguém, por exemplo.
Tenha clara a mensagem que você quer passar e estruture o seu texto com início meio e fim. Se necessário elenque também trilhas sonoras que podem deixar seu assunto ainda mais interessante.
Recentemente a Candiá Produções lançou um e-book para download gratuito dando dicas de Criação e Distribuição de Conteúdos Online, vale super a pena dá uma olhada antes de seguir.
Escolha a plataforma:
Cada rede social utiliza um formato diferente para vídeo. Escolha o que vai servir melhor para você e pesquise como funciona a dinâmica dos conteúdos nesse meio.
Se o vídeo é horizontal ou vertical? Qual a melhor duração e ritmo para o seu tipo de conteúdo? Cenas com cortes ou sem cortes? Tudo isso vai definir a estética do seu vídeo, escolha a que melhor se adequar a sua necessidade e ao público da rede escolhida.
Prepare os equipamentos:
Recentemente o SINDCINE lançou um comunicado com diretrizes de higiene e cuidados a serem seguidos para prevenir a contaminação do vírus COVID-19, esses cuidados de higiene são essenciais e fundamentais para uma gravação de qualidade em qualquer ambiente e qualquer momento.
Prepare um paninho felpudo e macio, que não arranhe os vidros do smartphone, coloque alcóol gel 70% e passe por toda a superfície do a Faça parelho, faça o mesmo com seus fones de ouvido, limpando todo o fio e os fones.
Use cotonetes para limpar os conectores de carregador, fone, microfone, alto-falante, e outros pequenos espaços.
Busque a luz perfeita:
Se posicione perto de uma fonte de luz, o ideal é manter o foco de luz principal no objeto ou pessoa principal. Você pode tentar elaborar melhor a sua fotometria e utilizar três pontos de luz, veja o mapa de luz abaixo.
- Luz principal: foco de luz intensa sobre o objeto e pessoa principal da cena;
- Luz de preenchimento: preenche o lado oposto à luz principal, fazendo uma espécie de compensação de luz sobre o assunto filmado;
- Contra-luz: separa o objeto do fundo, ressaltando em alguns aparelhos a profundidade de campo.
Posicione o celular:
Posicione o celular em uma superfície plana ou utilize tripé. Caso você esteja gravando para stories, coloque o celular na vertical, para YouTube e outras, coloque-o na horizontal.
Quanto menos a sua câmera se movimentar entre locações, melhor será a sua fotografia, nesse caso. Evite se movimentar muito para frente e para trás, para não perder o foco e manter a nitidez da imagem
“Take 1, Ação!”:
Tudo higienizado, roteirizado e preparado? Agora é só apertar o REC, e ação!
Grave quantas vezes for necessário. Pode demorar um pouco até pegar o jeito de falar para a câmera, basta tentar e respirar durante o processo!
Boa sorte!
Divulgação:
Nada melhor para o seu crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional do que críticas construtivas sobre o que você faz. Não tenha medo, nem vergonha de compartilhar a sua arte! Manda pra gente também o seu vídeo! Queremos muito assistir e ouvir a sua história, ver o que você faz e potencializar com positividade! Vamo nessa?!
O que é o COVID-19?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1…
Essas dicas fazem parte da nossa Oficina de Audiovisual para Smartphones, SAIBA MAIS.
Ps.: Imagens retiradas de busca na internet.
No Comments