CURSO GRATUITO E ONLINE DE TEORIA E PRÁTICA DOCUMENTAL
A oficina tem como objetivo orientar a formatação de uma obra audiovisual de documentário, por meio da organização de ideias, a modelos de editais para captação de recursos, utilizando como base os formulários de chamadas públicas do Fundo Setorial do Audiovisual e do FAC/DF. Durante a oficina será apresentado um breve histórico do documentário brasileiro e suas principais referências, bem como possibilidades de captação de recursos no Distrito Federal e no Brasil, principalmente a experiência de Alice Lira com a produção do curta-metragem “Bwayne – O Filme”. As pessoas participantes serão convidadas a apresentar uma proposta adequada ao modelo que escolherem e receberão um formulário para preenchimento de suas ideias, essa atividade conta com a orientação da facilitadora com o objetivo de chegarem a uma proposta encaminhada para a produção. Duração: 5 aulas com 3h cada, totalizando 15h de oficina.
A Facilitadora ALICE LIRA, maranhense, bissexual, fotógrafa plena, bacharel em Cinema e Mídias Digitais, sócio-fundadora e atual diretora executiva da produtora independente Cinese Audiovisual. Assina mais de 300 vídeos, 6 filmes de curta-metragem e o registros fotográfico de aproximadamente 67 eventos. Elabora e gerencia projetos culturais, é idealizadora e coordenadora dos projetos de ações formativas Elas em Ação (2020) e Semana do Audiovisual (2021), dessa forma, atua na área da educação desde 2018, ao facilitar cursos livres e mentorias, também ministra palestras sobre audiovisual e fotografia.
Conteúdo Programático
AULA 1
Introdução ao documentário no Brasil; O que é um documentário? História e referências do Brasil: Humberto Mauro, Glauber Rocha, Katia Mesel, Eduardo Coutinho, Lygia Pape, Suzana Amaral Resende; A experiência em “Bwayne – O Filme”; Projetos e captação de recursos: FSA, FAC/DF e Rouanet
AULA 2
Aspectos artísticos e adequação ao público: Proposta de Obra; Público-Alvo do projeto; Eleição dos objetos; Estratégias de abordagem; Sinopse preliminar.
AULA 3
Capacidade e desempenho da produção: Estrutura de produção: Descrição da estrutura gerencial e das principais características dos criadores; Infra-estrutura e equipamentos disponíveis; Acordos e parcerias
AULA 4
Formatação do documentário: Cronograma: Preparação; Pré-produção; Produção; Pós-produção / Finalização; Comercialização / Exibição; Locações
Equipe técnica e elenco: Relação do elenco confirmado; Relação da equipe técnica.
Cadastros e Catalogações: ANCINE; Documentáriobrasileiro.org
AULA 5
Exercício Prático: formatando a ideia nos modelos de editais FSA e FAC/DF
No Comments